segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Fazendo a diferença..


Em mateus 5:13-16 Jesus nos ensina sobre as bem-aventuranças, descrevendo o caráter do cristão, no texto acima citado, ele enfatiza a necessidade do cristão exercer uma influência positiva na sociedade em que vive e atua. Jesus usa duas figuras comuns: o sal e a luz, que vão nos mostrar como deve ser a nossa influência diante de um mundo tão cheio do mal, violência etc... Como, então, fazer diferença neste mundo marcado pelo pecado e pela falta de esperança?Em primeiro lugar Jesus nos convida a ser o sal da terra. E todos nós sabemos que o sal tem pelo menos duas funções: É um tempero que dá sabor aos alimentos. Esta característica é a mais conhecida, afinal de contas não é nada fácil comermos uma comida sem sal. e é um preservador, isto é, evita a putrefação. No mundo antigo o sal era o preservador mais comum. Ele era usado para preservar a carne e o peixe do apodrecimento. Em segundo lugar Jesus nos convida a ser a luz do mundo. E luz é uma figura muito importante nas Escrituras.Jesus convoca os seus discípulos a serem aquilo que ele mesmo é – "Eu sou a luz do mundo" (Jo 8:12). Assim, aqueles que permanecem em Cristo, são também luz. Sua luz brilhando neles deve aparecer nos seus rostos, nas suas palavras, nas suas ações e iluminar o mundo ao seu redor. Por isso, a posse da luz de Cristo faz com que nós sejamos visíveis, como uma cidade edificada sobre o monte.Como resultado da nossa ação em sermos sal e luz, Jesus diz que os outros podem ver as nossas boas obras em tudo aquilo que realizamos, expressando assim a nossa fé cristã.As nossas boas obras não devem chamar a atenção para nós, mas para Deus. Fica para nós o desafio de sermos sal e luz, a fim de exercermos uma influência dupla na sociedade: de impedir a sua deterioração, e uma outra, de produzir a luz nas trevas.


Seja diferente!