domingo, 26 de outubro de 2008

Relativismo ?!


Esses dias eu estava conversando com um amigo enquanto agente ia ao banco.. e um dos assuntos foi que as coisas hoje em dia tem se tornado ''relativas'' dentro da igreja...

Consequencia da ''ditadura do relativismo'' que é esta pressão exercida pelo pensamento secular, pela cultura pós-moderna e pela mídia. E essa pressão vem levando a igreja ao abandono de suas crenças e doutrinas o que resultaria numa acomodação à filosofia de vida mundana.Esta ditadura do relativismo tem raízes no princípio pós-moderno de que não existe uma verdade absoluta e tudo depende do ponto de vista que se encaram e se interpretam determinadas coisas. A verdade para um não é verdade para outro. Tudo é relativo, válido e aceitável. Não existe um padrão de pensamento e conduta universalmente válidos.De uma forma mais prática esta ditadura do relativismo se evidencia na pressão que a igreja tem sofrido sobre alguns temas específicos como aborto, homossexualismo, casamento, sexo fora do casamento, dentre outros. O que o mundo quer é que a igreja se adapte à sua forma de pensar. O mundo quer modelar tanto o pensar quanto o agir da igreja.A igreja que se mantém fiel à doutrina é tida como retrógrada, obsoleta e ultrapassada. Há um sarcasmo muito grande em relação à igreja que quer se manter pura e zelosa dos bons costumes e dos princípios saudáveis. Toda esta abertura e relativização vigentes no mundo atual têm gerado um caos moral e social. Não há regras, não há princípios, não há padrões. Cada um age da forma que acha certo.Um mundo assim vê surgir a legitimação do casamento homossexual, gerando uma prática determinantemente reprovada na palavra de Deus. Um mundo assim que legitima o aborto se torna conivente com assassinatos, embora seja capaz de fazer manifestações pela paz. Um mundo assim deteriora por completo a família tal qual Deus estabeleceu. Um mundo assim que vela pela liberdade sexual, faz surgir a infidelidade, a desestrutura familiar .

A igreja não pode se deixar levar pela ditadura do relativismo. A igreja é livre para fazer a vontade de Deus. A igreja não pode determinar sua prática pela inconstância do pensamento humano, mas pela imutável palavra de Deus. A igreja não pode ser regida pela falibilidade dos princípios humanos, mas pelos absolutos dos princípios divinos. A igreja não pode negociar seus valores e sua missão. A igreja pode até mudar em sua forma, em sua estratégia missionária, em sua expressão litúrgica. Mas, jamais poderá mudar em sua essência, postura doutrinária e preceitos teológicos.Que a ditadura do relativismo seja vencida pelo absoluto apego à verdade da palavra de Deus. Que a igreja mude sempre para melhor em sua forma e que jamais mude em sua essência.


Briilha onde estiver :*